Barro Branco




Origens :

A história da APMBB, berço da formação dos Oficiais, remonta ao ano de 1910, com a implementação do Curso Literário e Científico trazido pela Missão Militar Francesa, que chegou em São Paulo em 28 de março de 1906, contratada pelo então Governador do Estado Jorge Tibiriçá, com o propósito de ministrar instrução à tropa da Força Pública. Em 1913 é criado o Corpo Escolar, nos moldes propostos pela Missão Militar Francesa. O Corpo Escolar funcionava nas atuais dependências do 1º Batalhão de Polícia de Choque (Avenida Tiradentes, Bairro da Luz). Em 1924 o Corpo Escolar passa a denominar-se Centro de Instrução Militar (CIM), nome que manteve até 1950, quando passa a denominar-se Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA).
A construção das atuais dependências na Invernada do Jardim barro Branco se deu entre 1940 e 1944, sendo que ao término o então CIM muda-se para a Zona norte da cidade de São Paulo, no bairro Jardim Barro Branco. Com a fusão entre Força Pública e Guarda Civil, após reestruturação de currículos, passa a denominar-se Academia de Polícia Militar. Mais recentemente, por força do Decreto nº 11.241, de 9 de março de 1978, esta Academia, por tradição, e por assim já ser conhecida, passou a denominar-se Academia de Polícia Militar do Barro Branco – APMBB – sendo consagrada uma instituição voltada à formação do Oficial em nível superior.
Vale dizer que entre 1944 e a atualidade, uma série de implementos físicos foram realizados na invernada, como a criação do Campus "Tiradentes", espaço que hoje abriga o Corpo Musical da Polícia Militar. Foi o local de disputa do tiro esportivos Jogos Pan-Americanos de 1963
Hierarquia na PM Para o Oficialato

A Polícia Militar possui desde a sua base dezesseis postos, graduações e funções reconhecidos separadamente em seu sistema, sendo que a carreira de oficial contempla os oito postos e graduações mais elevados, sendo eles:
Oficiais superioresCoronel PMTenente Coronel PM e Major PM.
Oficiais intermediáriosCapitão PM.
Oficiais subalternos1º Tenente PM e 2º Tenente PM.
Praças especiaisAspirante a Oficial PM e Aluno Oficial PM.

Nos bancos acadêmicos da APMBB, os oficiais formados são servidos a três quadros distintos. Dois deles pelos formandos no CFO (Curso de Formação de Oficiais ou Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, com duração de quatro anos) e o terceiro pelos formandos no CHQAOPM (Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais Policiais Militares). Este último se trata de um curso acessível às praças da Polícia Militar, exclusivamente. São os quadros:
  • QOPM, Quadro de Oficiais Policiais Militares,
  • QAOPM, Quadro Auxiliar de Oficiais Policiais Militares.
Obs: Cabe salientar que atualmente houve a unificação do QOPM com o QOPF, desta forma tanto homens como mulheres concorrem as mesmas vagas nos postos do Oficialato.

No Servidor da PMESP :
- Abrirá 10 Vagas
- Sera uma prova com 20 questões
- Com porcentagem de erro de 15 questões
-Estudar Português,Matemática.(Nível Ensino médio)

Depois que entrar na APMBB :
- 24 horas de Curso
- Ficar 1:30h por dia logado no Servidor,para fazer o curso.
- Logo depois de Formado(Cerimônia)
- Logo depois de Formado(Já ira fazer um estágio de 2 Semanas Como Aspirante-A-oficial PM,Logo Depois disso sera Oficializado  2º Tenente.
-o Curso sera Aplicado,no Quartel da APMBB.

Quartel da APMBB :
"Nós, Policiais Militares, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana."



Nenhum comentário:

Postar um comentário